24 de July de 2017

Curso de Especialização em Turbomáquinas

“A igreja pode ajudar a sociedade de diferentes maneiras”, com base nessa afirmação do Pr. Isaías Alves, a Igreja Batista do Rio Branco tem sido bênção na vida de muitas pessoas com o curso de especialização em turbomáquinas, destinado a profissionais de engenharia, mecânica e eletrotécnica. As aulas acontecem no auditório da igreja e são ministradas pelo próprio Pr. Isaías que é Engenheiro de Produção. O curso é gratuito e já formou cerca de quinhetas pessoas que buscam qualificação profissional. A cerficação do curso acontece pela Faberj – Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.

A idéia de realizar um curso gratuito surgiu após o Pr. Isaías dar um treinamento na Petrobras. Segundo ele, usar o conhecimento alcançado em anos de trabalho é uma forma de agradar e servir a Deus, e também ao próximo. Em 2014, foram dois cursos promovidos dentro da igreja. Em 2015, também foram realizadas duas edições. A última aconteceu entre 21 e 25 de junho, com 65 alunos formados. Para os profissionais que se interessam na especialização em turbomáquinas, esta é uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos e enriquecer currículos.

A divulgação do curso acontece por meio de redes sociais e por indicação de ex-participantes. Por ter vagas limitadas, nem todos puderam cursar esta recente edição. A Igreja Batista do Rio Branco fica em Guarus, em uma das áreas mais populosas na periferia do município de Campos, no norte fluminense. Chegar até lá não é tão fácil. Mesmo assim, pessoas de diferentes bairros da cidade, e até mesmo de outros municípios, vieram estudar na igreja durante uma semana no horário noturno.

Para o engenheiro e professor Pr. Isaias Alves, a possibilidade de oferecer certificação gratuita aos participantes aconteceu com o apoio da companhia Extrema Segurança Assessoria e Treinamentos e pela parceira com a FABERJ (Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro) que emite o certificado, já que ele não possui empresa própria, apenas a experiência e o conhecimento específico no setor.

Segundo o Pastor, o objetivo é ampliar a grade de treinamento sem pré-requisito para abrigar adolescentes sem vocação profissional, dando-lhes oportunidade. A intenção é dar continuidade ao longo do ano com o curso iniciado e incentivar novidades em outros setores, tendo em vista que o trabalho voluntário e educacional ajuda no desenvolvimento de toda a sociedade brasileira, independentemente de religião, credo ou raça.